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segunda-feira, 8 de agosto de 2011

POSSO TROCAR PRODUTOS ADQUIRIDOS EM PROMOÇÃO

Se o produto comprado em liquidação apresentar algum defeito, o consumidor tem direito de efetuar a troca por outro item. Quem não resiste ao anúncios de liquidações, promoções e queimas de ponta de estoque, deve ficar atento aos direitos dos consumidores para não se arrepender da compra que fez. De acordo com a advogada especializada em direito do consumidor, Gisele Friso, os problemas costumam aparecer quando o cliente deseja trocar o produto.

Segundo Gisele, muitas lojas aproveitam a liquidação para dizer que não irão trocar os itens vendidos naquele período. "Se o produto tem algum defeito ou não funciona adequadamente, o cliente tem todo o direito de trocá-lo", afirma.

Por outro lado, diz a advogada, as lojas não são obrigadas a trocar cor, tamanho e modelo de itens vendidos em liquidações. Por essa razão, Gisela recomenda que o consumidor se certifique da política de troca de cada loja antes de fechar a compra. "Para evitar aborrecimentos, é importante verificar sempre a possibilidade de troca. Sobretudo, em épocas de datas comemorativas como o Dia dos Pais e o Natal, quando as pessoas compram muitos presentes", afirma.

Com o aumento das vendas, as lojas também precisam estar atentas à divulgação dos produtos em promoção, já que é comum oferecerem roupas, eletrodomésticos e até móveis com pequenos defeitos aos consumidores durante as queimas de estoque. “Como esses defeitos podem gerar complicações no futuro, o estabelecimento deve informar de modo claro qual a situação da oferta e o vendedor mostrar o problema ao cliente logo na hora da compra”, diz Patrícia Álvares Dias, assessora técnica do Procon-SP.

Além disso, recomenda-se que a loja faça uma descrição detalhada das condições do proudto por escrito, diz o Procon. “Se possível, o ideal é que a indicação dos defeitos seja feita no recibo ou na nota fiscal entregue ao consumidor, pois isso impedirá reclamações futuras”, afirma Patrícia. Caso o cliente não seja avisado sobre os defeitos do produto, ele tem o direito de ser ressarcido do dano. Já o fornecedor, após receber o comunicado do problema, tem o período de 30 dias para solucioná-lo. No entanto, muitas vezes a substituição do produto é a única alternativa, além da devolução do dinheiro. Com estas opções, caberá ao consumidor fazer a escolha. Caso prefira receber o valor de volta, o ressarcimento deverá respeitar a forma de pagamento original.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fui cliente da BRTURBO desde 2008.
Atualmente, estava pagando R$ 7,90 para a BR Turbo a titulo de provedor de internet e, sem nenhum comunicado, sem nenhum aviso-prévio começaram a cobrar o valor de R$ 20,90. Então, liguei para BrTurbo e solicitei o cancelamento no mês de setembro. Nesta mesma ligação fui destratada pela atendente e, no ato solicitei a cópia da ligação e a atendente disse que somente com solicitação judicial.
Ocorre que no mês de setembro cobraram um valor de R$ 13,97. No mês de outubro não cobraram em minha conta telefônica. E agora no mês de novembro está novamente cobrando o valor de R$ 20,90.
Então, liguei várias vezes e fui informada que não podem cancelar minha assinatura, pois sou inadimplente. Pergunto: como sou inadimplente se a cobrança é feita na diretamente minha conta telefônica?
Eu quero o cancelamento da assinatura e o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente. Procurei na internet e vi que a empresa tem inúmeras reclamações pelos mesmos motivos. Eles simplesmente se negam em fazer o cancelamento da assinatura e fica ganhando em cima de um serviço que o cliente não está utilizando. Estou desempregada! E além de não ter qualquer tipo de renda ainda tenho que pagar por serviços não utilizados. Quero também uma indenização por danos morais. Tenho minhas contas telefônicas que comprovam o que estou afirmando.

BrTurbo
PABX: (11) 3065-9999
Rua Amauri, 299
Itaim – São Paulo – SP – CEP: 01448-901
Listagem de Pagamentos
BrTurbo Lite Turbo (sem suporte) (R$ 20,90)
Data de assinatura: 18/11/2008
Forma de pag.: Boleto eletrônico
Status: Ativa


Descrição
Valor R$




Parcela: 11/2011
Vencimento: 28/11/2011
Descrição: BrTurbo Lite Turbo (sem suporte) (R$ 20,90)
Forma de Pagamento: Boleto eletrônico
Status: Não pago
20,90





Parcela: 10/2011
Vencimento: 28/10/2011
Descrição: BrTurbo Lite Turbo (sem suporte) (R$ 20,90)
Forma de Pagamento: Conta Telefônica BrasilTelecom
Status: Processando
20,90




Parcela: 09/2011
Vencimento: 11/11/2011
Descrição: BrTurbo Lite Turbo (sem suporte) (R$ 20,90)
Forma de Pagamento: Boleto eletrônico
Status: Boleto impresso
13,97





Parcela: 08/2011
Vencimento: 09/09/2011
Descrição: BrTurbo Lite Turbo (sem suporte) (R$ 20,90)
Forma de Pagamento: Conta Telefônica BrasilTelecom
Status: Pago e repassado
7,90





Parcela: 07/2011
Vencimento: 09/08/2011
Descrição: BrTurbo Lite Turbo (sem suporte) (R$ 20,90)
Forma de Pagamento: Conta Telefônica BrasilTelecom
Status: Pago e repassado
7,90

benvenuto disse...

No dia 11/12/12 comprei uma Cadeira Executiva em Corino e Regulagem de Altura Preta - Importada cód. 2737 de 199,00 por 99,00.
No dia 10/01/13 a mesma quebrou. Informei a empresa TIGUANA, que faz parte do grupo FIRST GROUP focada no Comércio Internacional e o SAC@TIGUANA.COM.BR me ofereceu a TROCA DA MERCADORIA COMPLETA. Mas, até hoje - 20/01/13 - não cumpriu o oferecido. No Reclame Aqui já constava uma denúncia semelhante desta empresa. Tenho todos os comprovantes - pagament boleto eletronico - comunicações (minha e deles). NÃO ACREDITEM NESTA EMPRESA.

Anônimo disse...

comprei uma sandália aparentemente perfeita após usar uma vez a sandália abril o forró e rasgou por dentro os meus pés ficaram preto da tinta que soltou por ser promoção a loja não vez a troca e aí como uso a sandália se ela está dismanjando por dentro isso porque a sandália e de marca e boa e uma vizzano

Anônimo disse...

comprei uma sandália aparentemente perfeita após usar uma vez a sandália abril o forró e rasgou por dentro os meus pés ficaram preto da tinta que soltou por ser promoção a loja não vez a troca e aí como uso a sandália se ela está dismanjando por dentro isso porque a sandália e de marca e boa e uma vizzano e a loja e lojas Brasil em São José do Rio preto loja do centro